Angiotomografia das Artérias Coronárias

A Angiotomografia das artérias coronárias é um exame direcionado à análise das artérias que nutrem o coração, possibilitando visualizar placas de calcificação e de gordura nestes vasos. Estas placas podem causar diversos graus de estenoses (entupimento) das artérias, que levam à redução ou obstrução do fluxo sanguíneo e da oxigenação no músculo cardíaco, levando à dor no peito (angina) ou a infartos do miocárdio.

Como o coração está em constante movimento, é necessário um aparelho de alta tecnologia e próprio para esta avaliação, pois o mesmo precisa estar sincronizado com o ritmo cardíaco e com o movimento do coração, para que as imagens tenham definição para a adequada análise. A Clínica Radcenter possui equipamento com tecnologia de ponta e realiza este exame diversas vezes ao dia.

O exame possui duração média de vinte a trinta minutos e é indicado para a avaliação de pacientes com risco baixo ou moderado para doença coronariana, para pacientes com sintomas de angina (dor no peito) ou para pacientes com resultados duvidosos ou conflitantes nos testes para a avaliação de isquemias, como o teste ergométrico, a cintilografia cardíaca ou o ecocardiograma de estresse. Também é indicado para a análise de stents coronarianos e de cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena).

Após a aquisição das imagens, as mesmas passam por um pós-processamento para a avaliação individual de cada artéria do coração, com reconstruções tridimensionais e em alta definição, que permitem a análise minuciosa de todo o trajeto de cada vaso.

Todos os exames de coronárias da Radcenter são avaliados por cardiologistas com especialização na área de imagem cardíaca, permitindo assim, uma avaliação precisa do risco de eventos coronarianos e uma sugestão da conduta mais adequada a cada caso.

Agende seu horário e cuide de sua saúde.